Na versão atual, tivemos algumas pequenas melhorias no design, mas é bem fácil confundir as duas. O que eu senti falta, na verdade, foram as luzes coloridas no aparelho. Agora tudo é de uma única cor, branco, ao invés das quatro cores anteriores.

Design

O Nest Mini chegou ao Brasil em duas versões: giz e carvão. A versão que testei foi a carvão e ela combinou muito bem com o cenário, ao lado do meu PlayStation 4. Na parte inferior do dispositivo temos um plástico bem convencional, com a entrada para energia, um botão para desativar o microfone e um espaço para você instalar o Nest Mini na parede. Já na parte superior, onde as cores se destacam, temos um material aveludado feito completamente de garrafas plásticas recicladas. Como citei anteriormente, temos os LEDs por aqui, mas agora tudo é na cor branca mesmo. O cabo de energia tem cerca de um metro e vai ser útil geralmente. Caso queira testar um design mais fora da curva, aí pode ser que ele seja curto nessas situações.

Instalação e conectividade

Como todo produto da Google, o Nest Mini é mega simples de instalar. Se você já tem um Chromecast ou Google Wifi, já vai ter instalado o app Google Home no seu smartphone — disponível para Android e iOS. Caso não, é só usar um dos dois links que coloquei aí e instalar. Com o app instalado, coloque sua conta e cadastre sua “casa” e dados. Com suas informações atualizadas, tudo o que vai precisar fazer é conectar o Nest Mini à energia. Após uns 30 segundos, ele fará um barulho e já será possível configurá-lo pelo app do Google Home. Esse processo é simples, mas pode ser feito de duas formas. Se tudo der certo, na tela inicial do Home, você já terá um atalho na parte superior indicando a instalação do seu novo dispositivo. Caso não, vá ao ícone de “+” e depois em “configurar disposito” e então procure pelo novo Nest Mini. Dali, siga os passos e pronto, seu Nest Mini estará funcionando. Para fazer essa instalação, o aparelho usa o Wifi e Bluetooth. O primeiro é compatível tanto com as redes de 2.4Ghz quanto de 5Ghz, lembrando que a última é mais rápida, mas com menos alcance. Já no Bluetooth, ele vem com a versão 5.0, mais que suficiente para suas funções. Através do app Home, é possível conectar outros dispositivos ao Mini, mas não tenho outras caixas de som para testar e ver se ele consegue trabalhar em conjunto nesse sentido.

O que faz o Google Nest mini?

Eu me encantei com as possibilidades dos speakers inteligentes desde que eles começaram a ficar populares. No entanto, não tinha tido a oportunidade de testar um ainda. Na prática, fui surpreendido positivamente com algumas coisas, mas por não ter uma casa tão inteligente, sinto que muitas funcionalidades não se aplicam ao meu dia a dia. O que tenho de smart por aqui são uma lâmpada RGB e o Chromecast, basicamente. Com esses dois, consegui tirar o máximo de proveito do dispositivo. Eu já os tinha configurado no app Google Home, então só precisei deixar o Mini funcional e fazer os comandos por voz. Ao dizer “Ok, Google…” ou “Hey, Google…”, o dispositivo reconhece que vou pedir algo, então posso pedir uma música, mudar a cor da luz, aumento de volume e até mesmo para assistir à Netflix ou qualquer outro streaming. O Nest Mini conta com sua própria caixa de som — que falarei mais a respeito depois –, mas você vai se deparar em ocasiões em que o assistente vai te perguntar se deseja reproduzir uma música nele ou em outro aparelho. No meu caso, ele pergunta se eu desejo reproduzir no “Quarto Tiago”, que seria o meu Chromecast. No meio desses testes, descobri algumas funções interessantes. A que mais me chamou a atenção é a de colocar o speaker inteligente como intérprete e senhores, eu fiquei bobo com essa função. Você só precisa falar “Ok, Google, seja meu intérprete” e seguir o passo a passo. Após escolher o idioma, tudo o que você disser, ela irá traduzir e já falar automaticamente em seguida, uma função bem útil para reuniões internacionais, por exemplo.

O Nest Mini em relação à Alexa

Além dos convencionais quizzes, você consegue jogar o Akinator, Jogo da Velha, Jo Ken Po e até mesmo investigar a morte dos pais de Bruce Wayne. Isso mesmo, os pais do Batman. O meu ponto aqui é que o Echo consegue entregar uma experiência mais interessante para o usuário, mesmo que ele não tenha uma casa inteira inteligente. Já com a estrela desse review, ele acaba sendo apenas um dispositivo à prova de preguiçosos… O que me leva a outra comparação com o concorrente. Eu poderia dizer que o Nest Mini, além da prova de preguiçosos, é também mega acessível para pessoas idosas ou para qualquer outro que precise de lembretes, avisos e por aí vai. No entanto, ele falha em alguns pontos nessa área. Você pode pedir para ele ativar um alarme ou um timer, por exemplo. O problema fica com os lembretes. Ao invés deles acontecerem direto no aparelho, o que acontece é apenas uma notificação no seu smartphone com o que você pediu. Já na concorrente, a situação muda e todo lembrete que você pede é mostrado a você por voz, abrindo muito mais possibilidades. Não sei dizer se o Google tem intenções de aprimorar esse ponto, mas sinto que tudo que é para automatizar a sua casa, ainda está bem lento com o mesmo.

Som e microfone

Por fim, por ser um alto-falante, tenho que falar sobre o áudio e, nesse aspecto, me senti mega satisfeito. O local que instalei o Nest Mini é o meu quarto, nem tão grande, nem tão pequeno e raramente usei o volume máximo do nosso querido speaker. Por falar em volume, você pode controlá-lo tanto pelos botões “invisíveis” em cima dele ou então recorrer aos pedidos por voz. Basta falar “Ok, Google” e “aumente o volume”, “abaixe o volume”, “coloque o volume em 70%” e por aí vai. Você também pode fazer disso direto do app Google Home, se preferir. E é surreal o quão alto essa pequena bolinha consegue ficar. Claro que em situações mais festivas em locais maiores, um só não será suficiente, mas para ambientes fechados, ele é ótimo e caso queira e tenha dinheiro, pode encher a casa com mais unidades do Mini e fazê-los conversar a mesma língua. O alcance do microfone foi algo que me surpreendeu de diversas formas e mostrou que esse é o jeito correto de usar um assistente virtual e não em um smartphone ou tablet. Mesmo falando baixo, ele conseguiu reconhecer o que eu disse, ainda que eu estivesse um pouco longe. Outra coisa muito importante, caso tenha interesse nele e vá usar numa casa com mais pessoas, é cadastrar o “voice match” de cada pessoa da casa. Nesse ponto, ele é mega inteligente para reconhecer diferentes vozes e saber em qual conta usar o Spotify ou YouTube, por exemplo. Digo isso porque nos primeiros dias a minha voz era a única cadastrada, então todos os pedidos eram feitos nas minhas contas, causando uma certa confusão.

Conclusão e disponibilidade

O Google Nest Mini é um alto-falante inteligente bem interessante, ainda mais quando consideramos o seu preço, ótimo para dar entrada nesse universo de casas inteligentes. Ele entende a maioria das coisas, é fácil de instalar e facilita o uso de muitas coisas, mas não é essencial geralmente. Exceto se você já tiver um bom kit de coisas inteligentes na casa, com um bom sinal de WiFi espalhado por ela, você vai acabar usando o alto-falante inteligente como eu: apenas para ouvir música ou pedir a previsão do tempo. Atualmente, ele pode ser encontrado por exatos R$141,55 à vista na Magazine Luiza. Nesse valor, ele se torna um dispositivo muito interessante, mesmo precisando urgente de atualizações para entrar numa competição real com algumas funções da Alexa que são bem superiores e mais inteligentes.

Ficha técnica

Gostou do review? Confira nossas outras matérias do Showmetech e não esqueça de comentar e tirar suas dúvidas.

REVIEW  Google Nest Mini compensa pelo  timo pre o de entrada - 38REVIEW  Google Nest Mini compensa pelo  timo pre o de entrada - 85REVIEW  Google Nest Mini compensa pelo  timo pre o de entrada - 22REVIEW  Google Nest Mini compensa pelo  timo pre o de entrada - 98REVIEW  Google Nest Mini compensa pelo  timo pre o de entrada - 81REVIEW  Google Nest Mini compensa pelo  timo pre o de entrada - 95REVIEW  Google Nest Mini compensa pelo  timo pre o de entrada - 56REVIEW  Google Nest Mini compensa pelo  timo pre o de entrada - 87